Cadastre-se GRÁTIS

Cadastre seu E-mail e receba nossas dicas GRÁTIS!

Junte-se a 1.584 outros assinantes

Os Benefícios da Cebola

Se você utiliza a cebola apenas para temperar os alimentos, saiba que os benefícios da cebola vão muito além do que ser apenas um simples tempero.

Os Benefícios da Cebola

A cebola é muito utilizada em nossa culinária, muitas pessoas utilizam esse vegetal apenas para dar aquele gostinho na comida. Mas fique sabendo que os benefícios da cebola vão muito além de apenas temperar os alimentos.

Caso você seja uma dessas pessoas que não conhecem os benefícios que esse alimento possui, não se preocupe! Esse artigo foi criado para mostrar para as pessoas  o quanto que este alimento é importante para o organismo.

Os Benefícios da Cebola

Só em olhar os valores nutricionais da cebola já podemos ter uma noção do quanto ela é importante para o nosso organismo. Observe a imagem abaixo e se surpreenda!

Os benefícios da cebola

Agora que você já conheceu mais sobre os valores nutricionais  vamos conhecer alguns dos benefícios da cebola.

Melhora a Circulação

A cebola possui grandes quantidades de um flavonoide muito importante chamado quercetina. Esse flavonoide  natural possui propriedades farmacológicas, tais como anti-inflamatória, anti-carcinogênica, antiviral, inibi o surgimento de cataratas em diabéticos, antialérgicas, entre outras atividades.

A quercetina também possui propriedades antioxidantes e tem atividade cardiovascular, reduzindo a incidência de enfarte do miocárdio. Ela também favorece a circulação sanguínea prevenindo o envelhecimento das artérias, diminuindo o colesterol no sangue e aumentando a capacidade do organismo em dissolver coágulos internos. Com isso a cebola se torna fundamental na prevenção de doenças relacionadas à circulação sanguínea.

Previne Contra Gripes e Resfriados

Como vimos nos valores nutricionais da cebola, ela possui muita vitamina C. Essa vitamina é fundamental para prevenir e aliviar os sintomas dessas doenças respiratórias. A cebola é utilizada no preparo de diversos óleos essenciais que atuam no combate de doenças como bronquites e resfriados.

Combate a Anemia

Outro dos benefícios da cebola é combater a anemia, isso graças à sua rica fonte de vitaminas, fósforo e ferro. Essas vitaminas e minerais são fundamentais para a reposição de sangue e glóbulos vermelhos no organismo.

A anemia é causada quando existe falta ou má-formação de células vermelhas do sangue. Com isso o fluxo de oxigênio nos órgãos é reduzido, pois essas células são responsáveis por fazer essa oxigenação. Os sintomas podem ser fadiga, palidez, falta de ar, tontura, vertigens ou batimentos cardíacos acelerados.

Controla a Hipertensão

Os beneficios da cebola - baixar a pressão

Controlar a pressão arterial é mais um dos benefícios da cebola, isso é possível graças as quantidades de potássio que ela possui. Esse mineral é responsável pelo controle de água no organismo e também exerce efeito positivo sobre o tônus vascular causando a redução da pressão arterial.

O potássio também é muito importante para equilibrar a quantidade de sódio no organismo. O sódio faz com que o organismo retenha líquidos o que ocasiona com o aumento da pressão arterial.

Função Diurética

Graças ao baixo teor de sódio e a grande quantidade de potássio fazem da cebola um alimento ideal para evitar a retenção de líquidos. Com a excreção de líquidos funcionando corretamente o nosso organismo consegue eliminar as toxinas. Dessa forma evita que essas toxinas se proliferem e causem danos aos órgãos e células.

Ajuda na Perda de Peso

Baixo valor calórico e rica fonte vitaminas, minerais, fibras e nutrientes fazem da cebola um alimento perfeito para perder peso. As fibras melhoram o transito intestinal e dão a sensação de saciedade, ideal para quem quer emagrecer.

Ela também é ideal para quem quer ter a alimentação saudável, pois possui grandes quantidades de nutrientes que ajudam na manutenção saudável do organismo.

Antioxidante e anti-inflatória

Os beneficios da cebola - cortada

Dentre os benefícios da cebola podemos destacar a sua função antioxidante. Isso é possível graças as vitaminas A e C, enxofre e flavonoides encontrados na cebola. Eles atuam na defesa do organismo e evitam que radicais livres destruam células importantes.

Outro dos benefícios da cebola é a sua ação anti-inflamatória, ela é utilizada em muitas receitas de remédios caseiros. Essa ação anti-inflamatória acontece graças a grande quantidade de componentes a base de enxofre que ela possui.

Veja também outros artigos de nosso blog.
Quais são as Contraindicações do Gengibre para a Saúde

.

Os erros mais comuns que te impedem de emagrecer.

A Importância de Beber Água Corretamente Durante o Dia.

Gostou de conhecer sobre os benefícios da cebola? Deixe seu comentário abaixo e curta a nossa página no facebook para não perder as novidades aqui do blog.

Deixe seu Comentário

Comentários

loading...
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.