Cadastre-se GRÁTIS

Cadastre seu E-mail e receba nossas dicas GRÁTIS!

Junte-se a 1.584 outros assinantes

Manteiga Ghee – Aprenda como Fazer e Aproveitar os seus Benefícios

Aprenda como preparar a sua própria manteiga ghee com um método muito simples, além de conhecer mais sobre os seus benefícios e sobre a sua utilização.

Manteiga Ghee – Aprenda como Fazer e Aproveitar os seus Benefícios

Manteiga Ghee nada mais é do que um óleo purificado feito com a manteiga que encontramos nos supermercados. No processo de preparo deste óleo são retiradas as toxinas e elementos sólidos que prejudicam a nossa saúde. Além da lactose e caseína  que são proteínas que causam alergia em algumas pessoas. Dessa forma é retirado a parte ruim da manteiga deixando somente a sua melhor parte que são os nutrientes, vitaminas e gorduras.

Aprenda como Fazer a sua própria Manteiga Ghee

manteiga ghee sem lactose

Este procedimento é muito simples, para fazer a sua Ghee não é preciso outros ingredientes e leva pouco tempo para preparar.

Para fazer a sua manteiga ghee você vai precisar apenas de:

2 Potes de manteiga sem sal (Quanto melhor for a qualidade da manteiga, melhor qualidade terá o óleo).

1 Panela inox (É recomendado fazer com um panela inox pois as panelas Com anti-aderente soltam resíduos).

1 Fôrma (Para colocar a água, pois vamos Derreter a manteiga em banho-maria)

1 Escumadeira (Vamos utilizar para retirar os resíduos da manteiga)

1 Peneira e 1 pano limpo (Para coar a manteiga derretida)

Modo de preparo:

Coloque a fôrma com água no fogo médio, em seguida coloque a panela inox com a manteiga em banho-maria. Quando a manteiga derrete forma em sua superfície uma camada branca que deve ser removida com a escumadeira. Vá mexendo a manteiga derretida e retirando os resíduos que vão se formando, repita essa ação até que não haja mais resíduos na superfície.

Desligue o fogo e espere a temperatura baixar, agora só falta você coar a manteiga derretida, para isso coloque o pano dobrado por cima da peneira e despeje o líquido para passar pelo o pano e pela peneira. Dessa forma as substâncias sólidas ficaram presas no pano. Certifique-se que não escapem para a parte que vai utilizar, no caso o óleo deve ter uma aparência homogenia e translucida.

coando a manteiga ghee

Pronto agora a sua manteiga ghee está preparada e no ponto de ser consumida.

Uma dica importante para armazená-la é em garrafa de vidro envolvida com papel, pois as gorduras tendem a oxidar facilmente e dessa maneira ela vai ficar mais tempo em boas condições, pode ser armazenada na geladeira ou mesmo no armário.

Em nossa Fanpage no Facebook disponibilizamos um vídeo que mostra como preparar a sua Manteiga Ghee.

Os Benefícios da Manteiga Ghee e Dicas para Utilizá-la

Durante o processo de purificação da manteiga foram removidos os resíduos e substâncias sólidas, ou seja, a parte ruim dela. Dessa forma a Manteiga Ghee aproveita todas as substâncias benéficas contidas na manteiga, veja algumas delas a seguir.

Fonte de Nutrientes e Vitaminas

A Manteiga ghee é rica em diversos nutrientes e vitaminas A, D e K, além de ácidos que ajudam no trato intestinal. Mas vale lembrar que mesmo sendo purificada ainda contêm gorduras e o seu consumo deve ser moderado.

Auxilia no Tratamento de Diversos Problemas de Saúde

O consumo da manteiga ghee ajuda o figado a eliminar substâncias toxicas do organismo, combate as úlceras e inflamações gastrointestinais, fortalece o sistema imunológico  prevenindo doenças e também melhora a memória.

Se você preparou a sua manteiga ghee da forma que recomendamos, ela não vai conter sal, lactose e caseína. Substâncias que podem se tornar um grande problema, principalmente as que sofrem de intolerância a lactose ou pessoas que sofram de pressão alta. Desta maneira ela se torna uma boa opção para a deita desta pessoas, principalmente no preparo dos alimentos.

Ótima Opção na Hora de Cozinhar

coiznhando com a manteiga ghee

A  manteiga ghee é uma das opções mais saudáveis para utilizar no preparo dos alimentos. Ela tem um ponto de fumaça bem alto, ou seja mesmo em altas temperaturas ela não vai queimar durante o aquecimento. Com certeza você já deve ter utilizado a manteiga normal para fazer alguma fritura, se você usou deve ter percebido que ela queima facilmente. Com a manteiga ghee isso não vai acontecer! Porque ela não possui substancias sólidas e nem gorduras como a do leite, pois são elas que queimam.

Diferente do azeite, que muitas pessoas utilizam na cozinha achando que é o mais saudável. A manteiga ghee não perde as suas propriedades quando é submetida a altas temperaturas.

Atenção! A manteiga ghee atinge altas temperaturas em pouco tempo. Por isso é preciso ter muita atenção na hora que for utilizá-la para preparar os alimentos, para evitar acidentes.

Gostou de nossas dicas? Então deixe seu comentário dizendo o que achou, teremos o maior prazer em responder a cada um de vocês! fiquem ligados em nossa fanpage e não percam nenhum dos nossos artigos.

Deixe seu Comentário

Comentários

loading...

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário

  1. Marcia disse:

    Obrigada pela receita estou querendo mud8 meus hábitos e já tinha visto falar dessa manteiga mas não imaginava que era dessa forma simples que obteria…mais uma vez obrigado

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.