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Dietas Cetogênicas! Descubra Suas Principais Vantagens e Desvantagens

Tudo sobre a dieta cetogênica ! Dicas e procedimentos que você precisa saber ao tomar a decisão de seguir esta dieta e também algumas das suas vantagens e desvantagens.

As dietas cetogênicas são um tipo de dieta em que a proporção de carboidratos é significativamente reduzida, a fim de promover a oxidação da gordura que resulta na formação de corpos cetônicos. Estes compostos são usados alternativamente pelo cérebro como uma fonte de energia na ausência de glicose.

Existem dietas cetogênicas em que a ingestão de frutas ou legumes é permitida, mas em quantidades muito controladas e também existem dietas que eliminam completamente todas as fontes de carboidratos, que proíbe a ingestão de cereais, farinhas, pão, frutas, vegetais e legumes.dietas cetogênicas

Também existem dietas cetogênicas que utilizam o jejum para promovem a formação inicial de corpos cetônicos, que posteriormente devem ser sustentados para conseguir a perda de peso à custa da grande oxidação de gordura.

Como podemos ver, existem muitas dietas cetogênicas e todas têm o objetivo final de promover a queima de gordura no corpo para dar lugar mais tarde para corpos cetônicos no nosso corpo.

Os benefícios das dietas cetogênicas para a perda de peso

Diferentes estudos comprovaram a eficácia das dietas cetogênicas junto às dietas que não usam o método cetogênico para a perda peso, e descobriram que ambos têm impacto semelhante sobre a magnitude da perda de peso se eles tiverem ingestão calórica semelhante, embora a dieta cetogênica, em alguns casos mostrou um efeito ligeiramente superior.

Algo fundamental nas dietas cetogênicas é o estado diferente que produz a circulação de corpos cetônicos no corpo e promove a ausência de fome, o que encoraja certamente a perda de peso, reduzindo a ingestão de alimentos e também tem um maior poder de saciedade dado a grande presença de proteínas e gorduras que são mais difíceis de digerir do que os carboidratos.

dietas cetogênicas perda de peso

Embora se saiba que as dietas cetogênicas permitem uma maior perda de peso e reduzir consideravelmente a porcentagem de gordura corporal, em alguns estudos foram comprovados que a massa muscular é mantida, enquanto que dificilmente um aumento da massa muscular é alcançado com as dietas cetogênicas.

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As desvantagens das dietas cetogênicas

Embora o grande número de benefícios das dietas cetogênicas para a perda de peso, temos que analisar também as suas desvantagens, entre as quais se destaca principalmente o fornecimento limitado de vitaminas, minerais e fibras que esta dieta garante, porque restringe significativamente o consumo de frutas e planta para alcançar o estado de cetose. Assim, você pode ter que recorrer a suplementos nutricionais para obter estes nutrientes, muitas vezes é possível desenvolver a prisão de ventre devido à baixa ingestão de fibras.

dietas cetogênicas

Frequentemente é possível sofrer de mau hálito ou halitose devido à elevada produção de corpos cetônicos, também o cansaço ou fadiga devido à falta de carboidratos na dieta. Além disso, enquanto muitos acreditam que as dietas cetogênicas são mais fáceis de seguir do que as outras dietas, os estudos mostram o contrario, uma vez que existe uma alta restrição ao consumo de alimentos muito populares, tais como cereais, pão, legumes, frutas ou vegetais, que dificulta bastante a sua execução correta.

A dieta cetogênica não é recomendada para as pessoas com problemas de fígado ou coração, e em alguns casos, pode levar ao desenvolvimento de arritmias cardíacas.

Analise e recomendações

Depois de ver as vantagens e desvantagens das dietas cetogênicas para a perda de peso, podemos dizer que a dieta cetogênica tem muitas vantagens sobre outra dieta para a perda de peso, mas também tem grandes desvantagens, como a alta restrição a alimentos populares e a falta de vitaminas, minerais e fibras.

Portanto, quando se busca a perda peso, as dietas cetogênicas não são a opção mais recomendada, o ideal seria seguir uma dieta com menos restrições que é o caso da reeducação alimentar, para que a pessoa não tenha tanta dificuldade ao iniciar a nova dieta, mas também podemos aderir à dieta cetogênica, basta ter um controle especial no inicio, pois é onde mais ocorrem as famosas “sabotagens” na dieta.

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