Dicas para Criar Hábitos de Caminhar Regularmente

Dicas para você criar hábitos de caminhar regularmente e aproveitar os seus benefícios para a saúde e perder peso saudavelmente.

Dicas para Criar Hábitos de Caminhar Regularmente

Se você está acima do peso e está querendo ter uma vida mais saudável, esse artigo foi feito para você! Nele vamos ensinar algumas dicas para você criar hábitos de caminhar.

Falamos sempre aqui no blog que é extremamente necessário o hábito de fazer atividades físicas, seja para perder peso ou para a manutenção do peso ideal. Mas não podemos esquecer que um dos principais motivos para fazer atividades físicas é cuidar da sua saúde.

Estudos mostram que pessoas que não fazem atividades físicas têm mais chances de desenvolverem doenças crônicas. Infelizmente a maioria das pessoas só procura fazer atividades físicas quando são “obrigadas” por algum motivo de saúde.

Então não espere que isso aconteça com você, comece hoje mesmo a criar hábitos de caminhar todos os dias. Veja a seguir como criar esses hábitos e mude a sua vida para melhor.

Dicas para Criar Hábitos de Caminhar Regularmente

Dicas para Criar Hábitos de Caminhar Regularmente

Não é segredo para ninguém, que quem quer ter uma vida mais saudável precisa fazer atividades físicas regularmente. Mas muitas pessoas simplesmente não conseguem fazer essas atividades, sempre usam vários motivos diferentes para não fazerem.

Agora vamos ensinar pra você como fazer para criar hábitos de caminhar, para que possa mudar seus hábitos e ficar em dias com seu peso e sua saúde.

1. Consulte um Médico

Se você não faz nenhum tipo de atividade física e quer começar, é extremamente necessário procurar um médico. Somente após serem efeitos os exames o seu médico poderá avaliar se você poderá ou não fazer determinados exercícios.

Após a liberação de seu médico você poderá fazer as atividades físicas sem colocar sua vida em risco. Muitas pessoas que têm vida sedentária começam a fazer atividades físicas sem procurar um médico colocando sua vida em risco. Então já sabe, para criar hábitos de caminhar procure primeiro o seu médico e evite problemas.

2. Aproveitar as Caminhadas que Você já Faz

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Uma das maiores dificuldades das pessoas entenderem que caminhar é uma excelente forma de perder peso, é que todos nós já fazemos caminhadas todos os dias. Porém essas caminhadas não são feitas da maneira correta para perder peso, fazer caminhadas com o simples fato de se locomover de um lugar para o outro não é se exercitar.

Para as caminhadas ajudarem em seu programa de emagrecimento é preciso fazer elas em ritmo mais acelerado e determinar percursos. Algumas pessoas que não tem muito tempo disponível podem optar em descer do ônibus algumas paradas antes ou deixar o carro em casa e ir andando para o trabalho ou supermercado.

Claro que isso vai depender da segurança de sua cidade e da sua vestimenta, porque fazer caminhadas com salto alto não é boa ideia.

3. Defina um Local para Caminhar

Fundamental para que você consiga criar hábitos de caminhar é definir o local onde vai praticar esta atividade. Também é preciso reservar um horário para que você possa fazer suas caminhadas sem pressa e sem estrese.

Faça suas caminhadas 3 ou 5 dias na semana, você pode fazer curtos períodos no inicio e depois ir aumentando gradualmente o tempo e a intensidade dos treinos.

4. Alimentação

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Lembre-se que durante as caminhadas o seu organismo vai precisar de energia para completar esse exercício. Muitas pessoas gostam de fazer caminhadas logo que acordam e muitas vezes saem para fazer isso sem se alimentar.

O ideal é você comer um lanche leve cerca de 30 minutos antes de começar as atividades físicas. Assim seu organismo vai conseguir absorver os nutrientes dos alimentos e você vai ter energia para fazer ser treino.

Veja mais em nosso artigo O que comer antes e depois das atividades físicas

5. Não Espere Ter Vontade de Caminhar

Essa por sinal é um dica fundamental para que você não desista de seu treino. Tenho certeza que no segundo ou terceiro dia que você for fazer as caminhadas, já vai bater aquele desanimo. Então como já falamos aqui, que você deve definir um horário e local para fazer suas caminhas, para evitar que você fique adiando e acabe desistindo. Para criar hábitos de caminhar você precisa ter disciplina e não desistir no primeiro obstáculo que encontar.

Você pode fazer uma seleção de musicas que gosta e ir escutando durante o percurso ou também convidar uma amiga(o) para ir com você. Ter companhia de um amigo ajuda a te motivar e fazer esse treino menos estressante. Mas convide alguém que goste de fazer exercícios, pois assim como ele pode ter motivar pode ajudar a te desmotivar.

6. Dê Prioridade

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Antes ou durante os seus treinos vão surgir muitos imprevistos que vão fazer você ter vontade de fazer outras coisas. Por isso é fundamental para criar hábitos de caminhar que você tenha em mente que a prioridade é a caminhada.

Ter prioridade é a chave para o sucesso em qualquer área da vida. Mas também é importante que você não faça muitas prioridades, porque quando se prioriza tudo não se prioriza nada.

7. Dê Valor nas Caminhadas

O principal segredo para criar hábitos na vida é dar valor para cada coisa que você faz. Criar hábitos de caminhar não é diferente de criar hábito de escovar dentes ou de tomar banho todos os dias.

Você acorda com vontade de escovar dentes? Ou nos dias frios acorda com vontade de tomar aquele banho? Creio que não, mas todos os dias você faz isso correto?

Então com as caminhadas ou outra atividade física que você escolher tem que ser assim. Mesmo quando não tiver com vontade de fazer as atividades físicas você tem que ir.

Você faz qual tipo de atividade física? Deixe seu comentário falando sobre a sua rotina de exercício, também deixe as dicas que você segue para se manter focada(o). Isso pode ajudar mais pessoas a saírem do sedentarismo e terem uma vida mais saudável.

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Comentários

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3 Comentários

  1. Diego Sousa disse:

    olá, Maria Elisângela.
    Primeiro que deve fazer é encontrar forças para parar de fumar, quando você fala no que vai adiantar, tenha em mente que fazer exercícios físicos nunca são perda de tempo. Mesmo que depois faça algo errado para a sua saúde.

  2. Maria Elisangela disse:

    Tenho muita vontade de fazer caminhada mas so pq sou fumante mim desanimo vou caminhar ai quando chego tomo cafe ai ja da vontade de fumar ai penso do que adianta. Além disso estacionei não perdo nei uma grama o que fazer

  3. Clecilda Moreira da Silva disse:

    Bom dia, eu adotei o hábito de caminhar, estou amando faço antes do trabalho desço 5 pontos antes e começo a andar antes levava quase uma hora hoje chego a fazer até em 20 minutos depende do meu tempo se esta tranquilo aumento a distância, saio também para caminhar após o almoço adoro, e, à noite vou para academia estou amando,emagreci 22 kilos em 5 meses com dieta também. Muito obrigada pelas dicas.

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