Veja como Acabar com a Retenção de Líquidos de uma vez por Todas!

Com alimentação correta e hábitos saudáveis é possível acabar com a retenção de líquidos de uma vez por todas! Leia nosso artigo e veja como fazer!

Veja como Acabar com a Retenção de Líquidos de uma vez por Todas!

O nosso corpo é composto basicamente por “líquidos”, em média 70% do nosso corpo são líquidos. Uma quantidade bastante alta e mesmo assim em determinados momentos o nosso organismo faz a retenção de líquidos.

Um dos principais motivos que causam a retenção de líquidos é o baixo consumo de água, isso mesmo! Chega a ser meio engraçado, mas é o que acontece quando não há um consumo adequado de água, quando isso acontece o organismo começa a “estocar” toda a água que ele possui.

Para entender melhor veja este exemplo.

Se o fornecimento de água for interrompido em determinado horário por dias seguidos, certamente você vai estocar a maior quantidade de água possível antes que o fornecimento seja interrompido, o nosso organismo trabalha da mesma maneira para evitar o desidratação.

Veja mais sobre a hidratação no nosso artigo A importância de beber água corretamente durante o dia para a saúde.

Conheça as causas da retenção de líquidos e a forma de tratamento

 

Acabar com a retenção de líquidos

 

Essa retenção pode ser ocasionada por diversos motivos como: variações de pressão sanguínea, quantidade de proteínas no sangue ou sedentarismo. Entretanto outros fatores podem ser responsáveis como problemas renais, fígado, cardíacos, hepáticos, doenças da tireoide ou uso de medicamentos.

A seguir destacaremos as causas mais comuns e a sua forma de tratamento.

Problemas renais

Os rins são responsáveis de eliminar as substâncias que o nosso corpo não necessita, entre elas o sódio. Se houver algum problema em seu funcionamento certamente haverá retenção de líquidos em seu organismo, já que o sódio é uma das substâncias que provocam a retenção.

Tratamento

Dependendo da causa do problema renal o seu tratamento também muda. Vamos utilizar a mais simples que é causada por uma má alimentação, neste caso o tratamento é baseado em uma dieta com alimentos diuréticos que ajude a reduzir o acúmulo das toxinas que os rins normalmente eliminam e diminuir o consumo de proteínas, sal e potássio.

Problemas cardíacos (circulação sanguínea)

 

Acabar com a retenção de líquidos

 

O coração é responsável por bombear o sangue para todo o corpo, se por algum motivo o sangue não circular corretamente, haverá uma retenção de líquidos, pois o sangue ficará estagnado nas veias e sairá dos vasos sanguíneos, ocasionando os inchaços pelo corpo podendo afetar órgãos importantes e surgimento de varizes nas pernas.

Tratamento

Para resolver o problema de má circulação sanguínea basta seguir algumas recomendações.

  1. Beber bastante água
  2. Eliminar o consumo excessivo de sal, sódio e potássio
  3. Consumir frutas vermelhas
  4. Insira alho em sua dieta(melhora a circulação sanguínea)
  5. Criar uma rotina diária de atividades físicas
  6. Manter o peso controlado

Veja mais em nossos artigos Atividades físicas saudáveis: Dicas para praticá-las sem riscos à saúde e REEDUCAÇÃO ALIMENTAR a melhor maneira emagrecer de vez! 

Ficar muito tempo sentado ou em pé

Quando ficamos muito tempo sentados ou em pé, comprometemos a circulação natural dos líquidos corporais. Veja bem, quando você passa muito tempo sentado faz com que a circulação de sangue para as pernas seja feita de forma ineficaz e quando fica muito tempo de pé, o sangue tende a ficar preso nas pernas e não retorne para o tronco.

Tratamento

O ideal é intercalar a cada 30 minutos as posições, por exemplo.

Se estiver sentado a muito tempo levante-se e caminhe um pouco. Isso vai fazer com que o sangue circule novamente para as suas pernas.

Acabar com a retenção de líquidos

Ficar em pé por muito tempo também não é saudável, você deve se sentar por alguns minutos ou fazer pequenas caminhadas. Dessa maneira vai evitar o acumulo de líquidos nas pernas e normalizar a circulação.

Fique atento!

Seguindo essas dicas é possível resolver esse problema de uma vez por todas, mas a retenção de líquidos pode aparecer novamente. Neste caso, continue seguindo as dicas para diminuir os efeitos causados pela retenção. Caso esse surgimento seja constante, você deve buscar acompanhamento médico, pois como foi dito nesse artigo a retenção de líquidos indica que algo em nosso corpo não vai bem e é causada por vários motivos.

Gostou das dicas? Quer receber mais dicas como estas? Então curta Emagrecer com Saúde e receba as novidades aqui do blog.

Deixe seu Comentário

Comentários

loading...

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário

  1. Vanessa santos de sena disse:

    Fiquei com um pouco de barriga depois que tive meu bebê como eu faço

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.